Características de uma mulher piedosa

November 9, 2019

 

Como deveriam ser as mulheres cristãs?

Essa não deveria ser uma preocupação só dos maridos nem apenas daqueles que querem casar. Todas as mulheres que adentram à vida do povo de Deus, por meio da legítima conversão, precisam se preocupar com essa pergunta: Como Jesus, o noivo da igreja, quer que as mulheres sejam? O real interesse na vontade do Senhor, levará as mulheres cristãs a um paulatino amadurecimento em direção à pura feminilidade, tal qual Deus deseja para elas.

 

Para Deus, é muito importante a forma como vivem o homem cristão e a mulher cristã, pois Seu Santo Nome se encontra no meio da igreja por quem Cristo morreu. Quando os cristãos negligenciam a necessidade de glorificarem a Deus, Paulo nos diz que “o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa” (Rm.2.24). Portanto, seu modo de viver, de pensar, de tratar as pessoas, de lidar com a família, de trabalhar, de falar, de se vestir etc. é de grande interesse do Senhor, afinal Cristo não quer ser difamado pelo mundo por sua causa.

 

Então, a fim de que “a Palavra de Deus não seja difamada” (Tt.2.5) entre os não cristãos, Paulo nos revela, em Tito 2.3-5, dez características que devem ser encontradas entre as mulheres que se dizem ser piedosas por sua fé em Cristo Jesus:

 

“Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.” (Tt.2.3-5)

 

Vejamos, sucintamente, cada uma das dez características necessárias às mulheres cristãs. O versículo acima foi retirado da Versão Revista e Atualizada. Faremos algumas adequações na tradução para tornar mais claro e aplicativo o texto.

 

  • Sérias no proceder – Poderíamos traduzir essa expressão por “comportamento reverente”. Mulheres cristãs não deveriam ter um comportamento irreverente e debochado. Mulheres piedosas levam a vida a sério, agindo respeitosamente, sabendo tratar cada momento da forma correta. Mulheres debochadas não são levadas a sério, pois demonstram imaturidade em seu viver e Deus não quer isso para as mulheres cristãs.

 

  • Não caluniadoras – O termo grego para caluniadoras é: “diabolus”. Mulheres que falam da vida alheia são comparadas ao diabo que tem como ocupação estar acusando as pessoas. Portanto, o péssimo hábito de estar falando demais, fazendo comentários inadequados sobre as pessoas, maldizendo e até acusando é próprio do diabo, assemelhando tal mulher a uma “diaba”, algo nada adequado para uma cristã.

 

  • Não dadas a muito vinho – Se um homem beberrão é feio quanto mais uma mulher que se entrega ao prazer da bebida. Muita bebida (alcoólica) conduz a pessoa para a insanidade, pois reduz a capacidade de julgar bem todas as coisas (Os.4.11). Mulheres dadas à bebida estão propensas a muitos erros, além de serem expostas ao ridículo perante as pessoas.

 

  • Mestras do bem – Esse deve ser o objetivo de toda mulher cristã: ser exemplar em sua conduta e palavras. Ser mestra do bem significa ter maturidade cristã para ensinar o modo de viver piedoso que Deus requer das mulheres cristãs. Não deveria haver mulheres com anos de cristianismo vivendo como se tivessem conhecido Cristo ontem. Quanto mais tempo uma mulher conhece a Cristo, mais responsável ela se torna diante de Deus.

 

  • Que amem o marido – Família é uma criação divina, razão para que o cristão deva cuidar muito bem dela. Portanto, toda mulher cristã deve zelar por sua família, a começar pelo amor que deve a seu marido. Esse amor ao marido deve ser expresso no dia a dia, desde as pequenas coisas: nas boas palavras, na alegria em recebe-lo, no cuidado com a casa, na busca por compreendê-lo, no prazer sexual, na paciência, no perdão etc. Toda mulher cristã casada deve amar seu marido e zelar por ele.

 

  • Que amem os filhos – Em seu cuidado com a família, a mulher cristã também deve amar seus filhos. Dar à luz é uma grande bênção de Deus para a mulher, mas ter filhos não resume a maternidade. A mulher deve cuidar dos filhos conduzindo-os a Cristo como a mãe de Timóteo fez (2Tm.1.5). Em nossos dias, muitas mulheres estão trocando o dom da maternidade pela aquisição de bichos de estimação, rejeitando assim a importantíssima missão de ser mãe. Precisamos lembra-las, então, que as grandes mulheres de Deus, do passado, foram elogiadas pelo fiel cumprimento da maternidade, não pelo cuidado com algum pet. Mulheres cristãs devem ter em grande estima o dom da maternidade.

 

  • Sensatas – A prudência não é uma virtude opcional para os cristãos. Em Provérbios 31.10-31, encontramos uma mulher sensata que sabe agir dentro e fora de casa. Ela é motivo de orgulho para seu lar, pois tudo o que faz é refletido, honrando assim tanto a Deus como sua própria família. Mulheres sensatas refletem antes de falar para não falar besteiras; mulheres sensatas pensam antes de agir para não fazer algo errado; mulheres sensatas ponderam suas escolhas para que tudo que venham a fazer realmente glorifique a Deus.

 

  • Honestas – A melhor tradução para o termo grego usado aqui é “puras”. Mulheres piedosas devem ter um modo de falar e agir que seja puro. Palavras dúbias, brincadeiras sensuais, insinuações indevidas, roupas indecentes e comportamento inadequado não são próprios para mulheres cristãs, pois elas devem ser puras. Essa pureza tem um papel belíssimo dentro da história redentora, pois aponta para a pureza da igreja, a noiva de Jesus, que foi lavada pelo sangue do Cordeiro. Mulheres cristãs devem refletir a pureza da noiva de Jesus, em todo seu viver.

 

  • Boas donas de casa – Já que a mulher deve amar seu marido e, também, seus filhos, não podemos esperar menos dessa mulher do que ser uma boa dona de casa. A mulher cristã deve compreender que todo trabalho desenvolvido é um serviço a Deus e ao próximo, de modo a ser um instrumento para abençoar pessoas. Quando as mulheres piedosas se mostram boas donas de casa, elas estão servindo a família, glorificando a Deus com seu trabalho. Então, se você não gosta de trabalhos domésticos, peça ajuda a Deus para fazê-los por amor aos que moram dentro de seu lar.

 

  • Sujeitas ao marido – A característica que mais é repudiada pelas mulheres de nossos dias aparece apenas como última da lista. Mulheres piedosas que vivem em acordo com as nove características mencionadas acima não negligenciarão a importância de serem submissas ao marido. Elas o farão com amor, com alegria, sabendo que nisso glorificarão a Deus. Mulheres submissas evitam brigas domésticas, ajudam o marido a cumprir o papel de líder, dão exemplo para os filhos e se mostram dispostas a obedecer a Deus em tudo. Portanto, é de grande valor para Cristo que as mulheres tenham também essa característica.

 

Agora, cultive uma vida feminina piedosa, como uma verdadeira mulher cristã, lavada e remida pelo sangue de Cristo. Nisso, Deus será glorificado em sua vida.

Compartilhe no Facebook
Gostei
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pastor Alexandre A. Costa

Ligue:

54 984 136 915

Igreja Matriz: 

Rua Ernesto Zanrosso, 2669

Caxias do Sul-RS

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+
  • SARCAICO

Envie seu Pedido de Oração

*Campos Obrigatórios

Congregação em Vacaria: 

Rua Teodoro Borges dos Santos, 520, Vacaria-RS

Versão 4.4.3 © 2017 Igreja Presbiteriana de Caxias do Sul. Todos os Direitos Reservados.