Prepare-se para o grande encontro

January 5, 2020

 

“Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença” (Mt.25.31-32)

 

É comum, nos finais de ano, recebermos visitas diversas, dentre elas de familiares. E quanto mais próximo fica o dia da chegada das visitas mais preparados para recebe-las procuramos estar, a fim de acolhe-las da melhor forma possível, até nos mínimos detalhes.

 

Esse é um dos momentos em que a família faz aquele faxinão na casa inteira. Ninguém quer receber os visitantes especiais com a casa suja ou desarrumada. Até compras de utensílios são feitas para oferecer a melhor conforto e aparência para os nobres hóspedes que estão chegando.

 

Mais um novo ano começou. Isso significa que o dia da volta de nosso amado Senhor e Salvador Jesus está mais próximo. A cada novo ano a história da humanidade fica mais próxima do glorioso e, também, terrível dia do Senhor, dia de salvação eterna e juízo sem fim.

 

Então, já que costumamos nos preparar para receber pessoas importantes e queridas, pergunto: Você está se preparando para a chegada do Senhor Jesus? Você está limpando e arrumando sua vida para o grande dia do encontro? Você está adquirindo “utensílios” valiosos para sua vida, tais como: a paciência, o amor, a justiça, a humildade, o perdão, a adoração, o serviço, a paz, o contentamento, a piedade, a santidade etc.?

 

É bem verdade que podemos cancelar visitas, caso ocorra algum imprevisto que dificulte a hospedagem. Todavia, é impossível adiarmos o encontro que todos os homens terão com o Senhor Jesus (Mt.25.31-46). Ninguém poderá dizer ao Senhor: “ – Jesus, volta mais tarde porque ainda não estou pronto para recebe-lo”. Prontos ou não, Cristo voltará e convocará todos os vivos e os mortos para o grandioso encontro com Ele (1Co.15.52; 1Ts.4.16-18).

 

Portanto, é preciso refletir em dois pontos importantes:

1) O que significa não se preparar para o encontro com Cristo?

2) O que acontecerá com aqueles que não se importaram com esse encontro?

 

Uma boa hospedagem significa valorização do visitante. Abraão e Ló receberam, inesperadamente, anjos em suas casas (Gn.18 e 19). Sem que soubessem serem anjos, ambos procuraram oferecer o melhor para seus hóspedes, mostrando, assim, que tinham em grande estima os estrangeiros que peregrinavam (Gn.18.1-8; Gn.19.1-3). O autor de Hebreus enaltece essa atitude e a expõe como exemplo para nós (Hb.13.2).

 

Mesmo sem nos dizer o dia exato de sua volta, Jesus nos avisou que voltaria. Não se preparar para esse dia é semelhante a receber alguém importante em casa sem arrumá-la nem providenciar algo bom para comer. A má hospitalidade demonstra falta de respeito e amor para com o hóspede, desprezo àquele que visita, principalmente se o visitante for alguém de suma importância como um grande rei. Quanto mais, então, será falta de respeito e amor não preparar a própria vida para a volta do Criador de toda a terra?

 

À medida que o tempo vai passando mais perto nos encontramos do retorno de Cristo. Por isso, a cada novo ano o cristão deve se preparar melhor para encontrar-se com o Senhor Jesus, lembrando que sua volta é certa. Não se preparar para esse encontro revela o grau de importância de Cristo na vida da pessoa. Ou seja, demonstra que não há real interesse pela volta de Jesus, afinal ninguém ignora um encontro importante com alguém muito especial. Além disso, o não cuidado em preparar-se para encontrar-se com Cristo pode indicar a incredulidade do coração que, na verdade, não tem real esperança na volta de Jesus.

 

Quão real é em seu coração a promessa da volta de Jesus? Quão importante é Cristo para você? O quanto você o ama? Caso um cônjuge esquecesse um encontro importante de seu casamento, tal como um jantar no dia do aniversário de casamento, como o outro se sentiria? Quão desejoso você está por esse encontro, pelo retorno do Senhor Jesus? Você está se preparando para esse encontro? Você está santificando sua vida? Dificilmente uma moça deixará de se arrumar da melhor forma possível quando tiver um encontro importante para ela. E quão mais importante é nosso encontro com o Senhor Jesus!

 

Além de tudo isso, Paulo nos diz que não se preparar para o encontro com o Senhor Jesus terá como terrível consequência o juízo divino, pois o Senhor não habita em vidas sujas, não justificadas nem santificadas para Ele:

 

Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus (1Co.6.9-10)

 

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam (Gl.5.19-21)

 

Isso significa que sem a justiça de Cristo não é possível receber o Senhor Jesus em sua volta. Foi exatamente por essa razão, a necessidade de sermos morada santa para o Senhor (1Co.3.16), que Jesus revelou aos discípulos que prepararia em nós morada para Ele por meio da crucificação, ou seja, através da justificação em seu sangue (Jo.14.1-23; Rm.5.1; 1Pe.1.18-19).

 

Essa justificação, necessariamente, vem acompanhada com a santificação, pela qual a “casa” que fora comprada e tornada do Senhor Jesus, também é paulatinamente purificada de toda a imundícia a que fora submetida por causa do pecado. A santificação é indispensável para o encontro com o Senhor, como nos diz o autor de Hebreus: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb.12.14). Aqueles que não estão sendo preparados para o encontro com Cristo são como casas abandonadas e destinadas à ruína eterna.

 

Portanto, comece a preparar sua vida para o encontro com o Senhor ainda hoje, pois não sabemos se ele voltará amanhã. E quanto mais dedicado você for na arrumação da vida mais confiança e amor estará demonstrando Àquele que prometeu voltar para estar eternamente com os que o amam. Mas, se você não vê necessidade de se preocupar em arrumar sua vida para esse encontro, lembre-se que a cada novo ano os homens ficam mais próximos do último dia, o dia da volta de Jesus, o dia em que todos terão que prestar contas ao Criador, e nem mesmo todas as desculpas que você é capaz de inventar serão suficientes para convencer o Justo Juiz de toda a Terra.

Compartilhe no Facebook
Gostei
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pastor Alexandre A. Costa

Ligue:

54 984 136 915

Igreja Matriz: 

Rua Ernesto Zanrosso, 2669

Caxias do Sul-RS

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+
  • SARCAICO

Envie seu Pedido de Oração

*Campos Obrigatórios

Congregação em Vacaria: 

Rua Teodoro Borges dos Santos, 520, Vacaria-RS

Versão 4.4.3 © 2017 Igreja Presbiteriana de Caxias do Sul. Todos os Direitos Reservados.