Você nunca está sozinho

February 21, 2020

 

“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus” (Ef.2.19)

 

Você já se sentiu solitário, mesmo estando cercado por muitas pessoas? Ou já se encontrou sozinho em momentos que gostaria de ter alguém a seu lado para compartilhar seus sentimentos? Ou, ainda, já quis ficar completamente sozinho, isolado de tudo e todos por algum tempo? Provavelmente, você dirá que sim.

 

Verdadeiramente, não gostamos de sentir-nos sozinhos. Mesmo quando nos afastamos, a fim de ficarmos isolados de todos, esperamos ter a presença do Criador ao nosso lado, para contar-lhe os mais profundos segredos de nosso coração. Adão esteve sozinho por algumas horas do sexto dia da criação (Gn.2.18,20) e, mesmo sem a experiência da companhia de alguém, sentiu a falta de ter uma companheira a seu lado.

 

Uma graciosa implicação das boas novas do Evangelho é que, em Cristo, nunca estamos sozinhos. Por meio da cruz do calvário, Cristo nos aproximou do Criador e possibilitou nossa adoção, tornando-nos filhos de Deus. Portanto, mesmo que queiramos ficar sozinhos, mesmo que sejamos isolados das pessoas ou mesmo que tenhamos a sensação de solidão em meio à multidão jamais estaremos sozinhos, como nos diz Davi no Salmo 139:

 

Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras (Sl.139.7-12).

 

Em Cristo, temos a presença constante de Deus a olhar amorosamente para nós. Não importam as circunstâncias que nos cerquem nem o quanto nos sintamos solitários, Deus sempre está ao lado daqueles que o amam (Mt.28.20; Rm.8.28) para os fortalecer, confortar, dirigir, proteger, ajudar, corrigir e sustentar. Por isso, Davi expressou sua segurança em dias maus, dizendo: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Sl.23.4)

 

Além desse grandioso consolo da presença ininterrupta do Senhor na vida de seus filhos, por meio de Cristo somos inseridos em uma família que jamais se extingue: a família de Deus (Ef.2.19). Através dessa família, ganhamos muitos pais, muitas mães, muitos filhos e muitas filhas, ao mesmo tempo em que somos todos irmãos, ensinados a viver no amor que Cristo demonstrou por nós (Jo.13.34).

 

Não há órfãos no cristianismo. Sempre teremos pais e mães para cuidarem de nós, sempre teremos filhos e filhas para ensinar-lhes a Palavra do Senhor. Nessa família, recebemos o cuidado de que precisamos e somos exortados a exercitar o propósito divino de sermos bênção uns para os outros por meio do ensino, do exemplo e do cuidado.

 

Portanto, não ache que você está sozinho nem despreze a importância da igreja de Cristo para sua vida, pois Deus, que conhece nossas necessidades mais íntimas, também usa seus filhos para nos abençoar. Nossas experiências e aprendizados podem ser instrumentos auxiliadores para motivar aqueles que, em circunstâncias semelhantes, precisam ser confortados e fortalecidos. Foi assim que José sentiu-se plenamente consolado e aliviou a seus irmãos, mostrando-lhes que todo seu sofrimento tinha um grande propósito: conservar toda sua família com vida (Gn.45.5-8).

 

Então, lembre-se que no Reino de Deus você nunca está sozinho, pois Cristo, nosso Salvador, trouxe-nos a um lar eterno. Não importa quão isolado você esteja, Deus não tira seus olhos graciosos de sobre seus filhos, pois os ama graciosamente em Cristo Jesus. E quando os dias maus chegarem, lembre-se que outros filhos de Deus já passaram por coisas semelhantes e poderão ajudar você a sentir-se confortado e fortalecido.

Compartilhe no Facebook
Gostei
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pastor Alexandre A. Costa

Ligue:

54 984 136 915

Igreja Matriz: 

Rua Ernesto Zanrosso, 2669

Caxias do Sul-RS

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • Branco Ícone Google+
  • SARCAICO

Envie seu Pedido de Oração

*Campos Obrigatórios

Congregação em Vacaria: 

Rua Teodoro Borges dos Santos, 520, Vacaria-RS

Versão 4.4.3 © 2017 Igreja Presbiteriana de Caxias do Sul. Todos os Direitos Reservados.